Aconcágua, Argentina

O dia começou pelas 9:30 … apesar das condições do terreno serem adversas a noite até se passou bem. Como é óbvio, a 3300 metros de altura tomar banho é um luxo a que não temos direito!

Infelizmente um elemento da nossa Irmandade sucumbiu à enorme pressão, o Jorge..segundo ele estava com um “aperto” no peito! O Guarda-Parque, médico, desanconselhou-o a fazer a caminhada que estava planeada para esse dia, mas apesar disso ele resolveu acompanhar-nos durante as 2 primeiras horas. Partimos às 10:30 e a trilha era inesquecível, mas ao mesmo tempo muito difícil, as subidas eram mais que muitas, terra, pedra, água, lama…enfim…tudo adversidades, mas valia a pena…valia mesmo a pena!!!
Duas horas depois o Jorge resolveu voltar e eu e o Paiva continuámos até à loucura total!! O Objectivo final seria vermos toda a parede Sul do Aconcágua (Plaza Francia) mas 4 horas após o início as nossas cabeças começaram a ceder à pressão e as dores eram insuportáveis.
Almoçamos ao pé de uma paisagem impressionante…estruturas de gelo gigantes esculpidas à mão pela mãe natureza erguiam-se perante nós e prolongavam-se até à tão desejada parede sul!! Liindo…brutall!!!
O frio e o vento eram cada vez mais e mais fortes, mas continuámos convictos do nosso objectivo! A 30 minutos da Plaza Francia e num lugar indescritível não resistimos às adversidades da pressão e encostàmo-nos junto a uma rocha a ganir!!!!!

Segue um pequeno relato escrito na hora em que as cabeças explodiam mas o registo tinha que ficar marcado:
“O Paiva e Eu estamos encostados a uma pedra a 30 minutos de Plaza Francia…a parede Sul do Aconcágua à nossa frente revela-se imponente e majestosa. As dores de cabeça são incríveis e só isso nos fez parar, pedir umas aspirinas a um alemão que por aqui passava, e regressar.
Não há palavras para descrever o que é estar e descrever isto aqui…é inacreditável!! Vamos descer agora…a cabeça quase. Quase explode!!!”

Como se pode ler acima a situação era complicada e o nosso salvador foi mesmo um alemanito e suas 3 aspirinas efeverscentes!! Convém realçar que tomámos as 3 aspirinas dissolvidas no fundo de uma garrafa de litro e meio de água que continha um resto de TANG de maça !! … enfim… o bom Português desenrasca-se quando precisa!! O plano B seria dissolver as aspirinas em iogurte liquido de morango 🙂 (caso o Tang não chegasse).

Felizmente a dor aliviou e iniciámos a rápida descida. Foram 2 horas para descer o que demorou 5 a subir e ainda deu para descansar e apreciar mais uma vez os majestosos vales por onde andávamos!!

Ao chegar ao acampamento, já o Miguel tinha chegado de Buenos Aires. Tomámos mais umas drogas para as dores de cabeça, jantar, conversar e tentar dormir numa tenda para 4 mas cheia de mochilas e com o chão super irregular…enfim…muito complicado!!

Até Amanha, ultimo dia no Aconcàgua da irmandade do Catupiry!!!!!!

Picos e Paiva!

Leave a Reply