• A região dos lagos

    Eram 8 da manhã quando fui buscar o nosso bólide em frente à residência de estudantes…Tenho a impressão que era um Opel Kadett, ou mesmo um Skoda manhoso…mas ainda hoje não sei :)

    A ideia era irmos até à região dos lagos e do parque natural de Triglavski Narodni, segundo muitos uma região das mais lindas aqui por estas bandas.

    A primeira paragem foi em Krany, uma pequena cidadezinha a meio da viagem com vista para o início dos Alpes já cobertos de neve… Passeámos pelo seu centro antigo e resolvemos provar o chocolate quente…É que apesar do sol o friozinho já era intenso:)

    Bled é uma pequena vila bem turística aos pés do lago que lhe dá o nome…Em frente vemos um castelo no topo de um monte, à esquerda uma igreja numa ilha…A água é completamente cristalina, os peixes passeiam alegremente…e é gelada…se é!

    Ao estacionar o carro perto de Bohimi a roda traseria direita começa a fumegar como se não houvesse amanhã. Os travões!!!! Estamos feitos!!! O cheiro a borracha queimada…Será que aguenta o regresso?…Não sei, mas tenho um avião para apanhar logo à noite:) Vai ter de aguentar…

    Para almoçar lá achamos após muitas tentativas um restaurante ao pé da estrada…mas foi lamentável… Escolhemos as salchichas..queríamos carne…blarchhhh!! Era tudo nojento e mau mau mau!!! Qual salsichinha boa…não fariam uma coisa normal estes tipos…Até arroz lhe meteram dentro!Help!!! O roteiro gastronómico desta viagem à Eslovénia numa palavra: “CATASTRÓFICO” !!

    Dizem que Bohimi é ainda mais bonito…e eu concordo. O reflexo das montanhas na água é simplesmente único e perfeito…vejam mais uma vês o resultado da “NIKASA”…a minha digital!ehehe

    collage14.jpg

    Tinhamos de regressar, estava na hora…mas tinha de ser bem devagar e com cuidado. Eu podia travar, mas se o fizesse fumegava por todo lado…Sendo assim foram 120 Km a conduzir tranquilamente mas só a travar com o motor… Chegámos sãos e salvos, cansados, e se não fosse uma boleia de um amigo da Nádia queria ver como é que estaria no aeroporto a tempo…;) Thanks!

    Tenho de regressar a esta região dos lagos…Foi uma visita rápida e não tive tempo de fazer trekking…

    Eslovénia, até breve!

    LM

    Share Button
  • Ljubljana by day

    Apenas eu e a Nádia levantamos el rabo para irmos passear de manhã! A Nádia porque tinha exame…eu porque estava cheio de vontade de rever aquela pequena cidade..

    Ljubljana é muito pequenina mas muito bonita e acolhedora…Sem rumo passeámos durante várias horas pelos mercados de artesanato, de fruta, de flores, de queijo, de chá… Comemos castanhas assadas super estaladiças que pareciam pastilhas elásticas, subimos ao castelo e vimos uma exposição de fotografia do Sul da China.

    Foi lá bem na capela do castelo que tivemos contacto com um casamento típicamente Esloveno…normalmente à saída da capela costumamos atirar pétalas e arroz aos noivos…eles aqui basicamente esquecem as pétalas e atiram toneladas de arroz…mas com uma brutalidade que não passa pela cabeça de ninguém!

    É uma cena mesmo agressiva que felizmente consegui apanhar na minha fantástica máquina “digital” NICASA…:)

    Os pontinhos brancos…são arroz!

    collage11.jpg

    Para o jantar a Nádia conseguiu convencer-me que os hamburgers de carne de cavalo aqui da zona eram muito bons… Enfim!!! Já não bastava ter jantado Kebab ontem…hoje fui pó cavalinho…não há grande diferença na carne, mas foi uma refeição nojenta…mal servida, com 5 toneladas de molhos nas sandes…perdoem-me a expressão mas literalmente “arrotei” o resto da noite a tão belo petisco! Qual pizza, qual lasanha, bife ou ovo estrelado…Cavalo é que é bom!!!

    collage13.jpg

    A noite terminou na zona mais radical de Ljubljana a beber o belo vinho branco da zona. Era só bêbados, charros, malta do reaggae, malta do rock, malta do pop, jovens, velhos…uma bela e grande misturada, mas acima de tudo bem tranquila.

    O único gajo que nos abordou perguntou-nos se eramos Eslovenos…eu disse que não e ele respondeu…Se fossem matava-vos aqui já todos…:)

    Adoro ser português!!

    Amanhã vamos alugar um carro e subir rumo ao Norte em direcção ao lagos

    LM

    Share Button
  • Eslovénia…finalmente!

    Apareceram as fotos!!!YEAHHHHHHHH!

    O Italiano dono da loja de fotografia ali na Avenida D’Auderghem ligou-me ontem todo feliz a dizer que por sinal tinham encontrado os rolos desviados:) Pena que as fantásticas máquinas descartáveis que comprei na Eslovénia tenham uma qualidade lastimável… Como aliás vão já reparar…

    4 anos depois voltava a Ljubljiana, mas desta vez acompanhado pela amigona Nádia (Nenuco) que tão bem me recebeu na sua mansão assombrada e pela Ana Mesquita (Ghent) que resolveu aproveitar a onda e também ir passear…

    Como a Nádia tinha exame bem cedinho no sábado e o resto da malta não estava para aí virada, resolvi ir passear pelo centro e apanhar um cineminha… Visitei a estação de comboios onde cheguei sozinho há 4 anos atrás, as 3 pontes, o centro, olhei para o castelo, comi um Kebab…o normal;)

    collage8.jpg

    Fui ver um bom fime Macedónio (legendado óbviamente)… Um homem e uma mulher, um hospício, um amor, uma casa, uma aventura, um bordel, uma casa, um hospício de novo…;) Estavam 5 pessoas na sala e era o encerramento do festival de cinema Europeu de Ljubljana…só podia ser um bom filme!

    Fui para casa dormir…amanhã…

    Ljubljana by day;)

    LM

    Share Button