Porto Alegre – a cidade que me acolheu!

Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul, o estado situado mais a sul do Brasil. É uma cidade extremamente arborizada, penso que a mais arborizada do Brasil, e é habitada por cerca de 2 milhões de habitantes.

Em termos de belezas naturais, a cidade em si oferece para muitos o mais bonito pôr-do-sol do mundo, mais precisamente o pôr-do-sol do rio Guaíba, o maior rio que banha a cidade. Já em Santorini (Ilha grega na Grécia) me diziam que o pôr-do-sol dessa ilha era o mais bonito do mundo…Tive a oportunidade de ver os dois, e acreditem que ambos são lindos e valem bem a pena pois as cores e a paisagem são totalmente diferentes. Existem na cidade 2 principais parques, o “Parcão” e a “Redenção” que aos fins da tarde e durante os fins-de-semana se enchem de todo o tipo de pessoas que vão fazer desporto, tomar o seu Chimarrão, apanhar sol, ou apenas e só passear!!

O Centro é uma zona que tem uma mística fantástica, um pouco perigoso, mas infelizmente um pouco sujo. Existe uma estrutura recente especial criada para o mercado mas no seu exterior e por todas as ruas do Centro os vendedores são aos milhares. Vende-se pelas ruas do Centro um pouco de tudo e sem dúvida a um preço bem mais barato que nos centros Comerciais. Para mim a melhor hora para ir ao Centro é ao fim da tarde pois apesar de ser a hora mais perigosa, os cheiros, sons e cores ficam mais perceptíveis e fantásticos!!!Para quem não é adepto de desportos radicais no centro, a cidade oferece cerca de 5/6 grandes centros Comerciais que oferecem a preços superiores lojas, cinemas e hipermercados: Iguatemi, Bourbon, Total, Lindóia, Zaffari, Nacional, Big, Carrefour.

A cidade é dividida por Bairros que sinceramente são todos iguais!!!Uns com mais segurança, outros mais clássicos, mais antigos, mais fashion, etc.. Exemplos dos bairros teoricamente mais “seguros”: Moinhos de Vento, Bela Vista, Boa Vista, Petrópolis, Auxiliadora..Quando digo que são todos iguais é porque basicamente são prédios e mais prédios, cruzamentos e mais cruzamentos…e tudo sempre igual!!Não existem grandes pontos de referência e por isso aprender os vários caminhos não é assim tão fácil! Não existe muito trânsito na cidade, e apenas na hora de ponta é que aparecem congestionamentos e algumas filas de trânsito nas principais Avenidas do Centro e da cidade. As principais Avenidas são: Av. Carlos Gomes (que liga o Norte-Aeroporto ao Sul-Ipanema) , Av. Ipiranga (tem uma arroio, ribeiro, no meio), Av Protásio Alves (este ao oeste), Av. Cristóvão Colombo, e Farrapos. Algo bem diferente das ruas e Avenidas de Porto Alegre para as ruas de Lisboa é o facto das ruas serem extremamente compridas, entre 1000 e 6 mil números!!!

Em termos de segurança, comparativamente com o Rio, São Paulo, é uma cidade calma, mas é necessário estar bem atento e ter sempre muito cuidado. Todos os edifícios têm grades antes da porta principal, e a segurança interna é indispensável. Há muitos roubos de carros e assaltos simples. O que se vê bastante são os “catadores” de lixo. São homens, mulheres, que puxam uma espécie de carroça cheias de sacos com latinhas, papelão, plástico, etc. Tudo o que possa ser reciclado é “catado” por estas pessoas que moram normalmente nos subúrbios da cidade em locais de pobreza extrema, para depois serem vendidas para reciclagem. É triste mas rapidamente nos habituamos a uma realidade bem diferente da que estamos habituados.

A noite em Porto Alegre é mais forte principalmente ás terças, Quintas, Sextas e Domingos. Há uma inúmera e vasta opção para a noite, embora o MPB (Música Popular Brasileira) não seja muito apreciado aqui pelo Sul. Há muitos bares, discotecas, e os Bairros da Noite mais importantes são: Moinhos de Vento (Jet seven), Bonfim e Cidade Baixa (zona alternativa e mais cool). Há muitos restaurantes em porto Alegre, mas ainda não descobri o cabrito, o Cozido e o leitão à Bairrada!eheheh

Outro serviço bastante implantado em porto Alegre são as “Academias” que são ginásios frequentados por todo o tipo de pessoas todos os dias! Por cá toda a gente tem um cuidado especial com o corpo, e o desporto faz parte da vida de toda a gente. Os campos de futebol também são ás dúzias!!

Espero que estas informações possam dar uma perspectiva daquela que é a cidade que tão bem me recebeu e na qual vivo tranquilamente e com todo o prazer!

Leave a Reply