• Olha a caminhada fresquinha!!!

Olá a todos,

depois do belo pequeno almoço preparado pela nossa senhoria Kathleen, O dia de hoje não podia ter começado melhor. Quando todas as previsões davam chuva, começámos logo pelas 08h a ver os primeiros raios de sol a furar as nuvens bem lá em frente à nossa “white House” o fantástico bed & breakfast onde ficámos a pernoitar estas duas noites na localidade de Stromeferry.

A ilha de Skye ainda ficava a 30 minutos, e o local para onde nos dirigíamos a praticamente 1 hora. Carregámos o carro todo, e avançámos para SKye, tinhamos um longo dia pela frente!

A paisagem de Skye após os primeiros 30 minutos muda drasticamente. Depois de várias pequenas localidades, entramos realmente na parte “Highland, por monumentais vales, montanhas indescritívies, e estradas que normalmente são de 1 via apenas, entre lagos, mar e paisagens incríveis a perder de vista.

O sol continua a aparecer com força, e quando damos por nós, estamos a abrir as janelas com calor! Passamos por Portree, e estacionamos no sopé de uma montanha que tem no seu topo uma formação rochosa muito típica na ilha denominada Old man of Storr… É um trekking de 1 hora a subir praticamente a pique para lá chegar, dos 0 aos 500 metros de altura, mas vale muito a pena! A paisagem lá de cima é absolutamente incrível, ainda por cima com a visibilidade com que estávamos apesar dos picos da montanha estarem envoltos numa nebluna que até lhe dava um ar muto mais desafiante.

Old man of Storr

Almoçamos no caminho em mais um daqueles restaurantes simpáticos à beira da estrada, e seguimos para Norte em direção a Staffin, uma localidade onde se parte para mais um grande trekking e um dos mais conhecidos da ilha, o Quiraing. É uma formação rochosa monumental, o trekking é circular e tem uma daquelas vistas únicas sobre a ilha…

Estava felizmente Sol, mas um ventinho frio continuava a soprar, e lá saímos os dois em frente por entre um trilho muito bem delineado. Avançamos, supostamente seriam 2 horas no total, mas aos 45 minutos entramos numa zona bem mais escura no sopé da montanha, com alguma lama à mistura, e continuámos a subir. Passàmos uma pequena vedação, virámos à esquerda, e continuámos a subir, mas esta subida foi um pouco mais difícil, o trilho estava muito perto de um bruto precipício e sentimos o vento a mudar um pouco, e algumas nuvens a aparecer… Chegávamos em breve ao cume, mas o sol que tanto nos tinha acompanhado, agora estava longe! O chão estava molhado, cada
    vez mais lamacento, e chegados ao cume, perceber o trilho foi o cabo dos trabalhos… Entre a luz que era menor, o trilho que não aparecia, e a chuva que parecia ir chegar, já estávamos um bocadinho nervosos, no topo da montanha sozinhos, quando a minha esposa olha para mim e me diz, temos de descer, e parece-me que as ervas estão mais batidas ali…! Pumba, fez-se luz, vimos o lago ao fundo, um trilho, e em passo doble descemos que ainda tinhamos 1 hora de caminho pela frente! A parte final foi horrorosa, com uma descida vertiginosa basicamente sem trilho, diretamente na montanha, mas nesta fase já viamos o parque onde o carro estava estacionado, e foi bem mais tranquilo, apesar de quase descermos a rebolar! uff!

Chegámos ao fim ainda cheios de adrenalina, contentes, mas com a certeza que aquele trilho deveria ser refeito, mas muito mais cedo no dia para que a pressão do final da tarde não exista!! 🙂

Olhem só as monumentais fotos deste trekking em QUIRAING

No regresso, noite cerrada, 3 horinhas de carrinho e resolvemos ligar ao bed and Breakfast onde iríamos dormir para dizer que íamos chegar pelas 20:30, ou seja, um pouco mais tarde. Bem, a mulher ao telefone passa-se… diz que não espera e que a essa hora já ninguém na vila serve jantar, e que toda a gente já vai dormir…!
    Nem acreditávamos nisto, tínhamos ainda de comer algo e a mulher dizia-nos que não ia esperar mais! Ainda lhe disse para deixar a chave com alguém, mas ela dizia que não o fazia!

Arrancámos mais uma vez em passo doble, e depois de termos ainda visto veados selvagens à beira da estrada, lá conseguimos chegar ao “bed and breakfast”, onde nos percebemos que afinal, a senhora queria era mesmo estar já com os pézinhos na cama às 20:00!!!Bastard!!!

Olhem só o que ainda vimos no caminho de regresso…

bjs e abraços,
    Até amanhã diretamente do Lago Ness, eu a Marisa e o monstro!

• Apple “brutal” Cross

Olá a todos,

Ao invés de avançarmos rumo a Skye logo de manhã resolvemos aceitar a sugestão do Julian, e seguimos para Norte, contornando o lago Carron, para avançarmos por entre uma estrada de montanha que liga até Applecross. Segundo ele, se gostamos de montanhas, tínhamos de fazer aquela estrada… Fomos, por entre uns pingos de chuva iniciais mas que com muita força de vontade se tornariam em Sol, e valeu completamente a pena!
    A estrada era maravilhosa, uma via de um sentido apenas, mas indescritível, com uma visão no topo para o mar, para Skye… Tomámos o belo chocolate quente em Applecross, e seguimos rumo a Skye, mas dando a volta a toda a “península” ou seja tendo uma visão sempre ao pé do mar.

20141016 - Applecross e Skye

Almoçamos num restaurante super simpático, chamado Nanny’s no refúgio de uma enseada em Shieldaig antes de seguirmos para a ilha de Skye.

20141016 - Applecross e Skye2

Ao chegarmos já não havia muito tempo, por isso resolvemos não avançar mais e aproveitar para fazer um pequeno trekking de 2 horas num extenso e muito bonito vale e que foi interrompido subitamente pelo som de um animal com o qual não nós quisemos meter! Podia ser uma vaca, um veado, ou mesmo um hipopótamo (lol) 😉 a verdade é que após os primeiros 45 minutos de caminhada, o som tornou-se tão forte que resolvemos não abusar da sorte e regressar pelo mesmo caminho que isto de poder levar uma cornada a meio das férias não estava nos nossos planos!

20141016 - Applecross e Skye1
    Jantámos na baía de Portree, e regressamos a StromeFerry para o merecido descanso!

Luis M.

• Rumo à ilha de Skye

Olá a todos,

Saímos de manhã em direção a Norte, mais precisamente em direção a Fort Williams, bem sentadinhos no nosso Corsa Azul cueca, passando no caminho por um dos mais incríveis cenários naturais, a entrada nas HighLands. A estrada corta por vales maravilhosos, lagos e mais Lagos e Picos de um lado e de outro que podem atingir os 900m de altura.. Até pode parecer pouco mas como as montanhas estão ali mesmo ao lado, e como estamos praticamente ao nível do mar, isso impõe muito respeito!

20141015 - Loch Lomond e Doian Caste

Parámos no caminho para o típico fish and chips, isto depois de dezenas de paragens para fotografias  da paisagem, é que em cada canto há um spot único para fotografar 🙂

Quando demos por nós estávamos já a chegar ao castelo mais fotografado do mundo, o Donan Castle, que é verdade que é muito giro dada a sua localização, mas que é claramente sobrevalorizado! A imponência, história e qualidade dos castelos de Edimburgo e de Stirling estão claramente acima deste, no entanto, não deixa de ser giro 😉

20141015 - Loch Lomond e Doian Caste1

Continuámos, e lá chegámos a StromeFerry, uma pequena localidade à beira do lado Trotton, onde iríamos ficar a dormir as próximas 2 noites num B&B (Bed and breakfast) que descobrimos, chamado The White House e que era simplesmente fenomenal! Moram nesta casa a Kathleen e o Julian que são os donos, que nos acolheram muito simpaticamente e que têm uma casa brutal virada para o lago.

Jantamos muito bem em Plockton, uma vila piscatória e simpática muito perto de StromeFerry a conselho da Kathleen, e fomos dormir que o dia amanhã seria intenso!

Luis M.

• Siga para as Highlands!

Olá a todos,

O primeiro desafio do início do dia foi conduzir um carro com o volante do lado direito e na faixa de rodagem do lado esquerdo… Confesso que à primeira foi bastante estranho, mas acho que rapidamente o nosso cérebro percebe que algo mudou mas que a mecânica da coisa continua a mesma… O problema é que a perceção da distância ao lado esquerdo não é igual, e como tal, tivemos vários episódios de “Ah e tal, tás aqui tás na valeta!!”, seguido de alguns arrepios com silêncios comprometedores!

Correu tudo bem, e lá seguimos em direção a Stirling, onde pudemos visitar mais um fabuloso castelo completamente recuperado e claramente numa posição geográfica perfeita para defender a região dada a sua localização central no topo de uma monumental formação rochosa, exatamente no meio de um vale delimitado por montanhas em ambas as direções.

20141014 - Edimburgo e Stirling

Almoçámos ainda em Stirling  e seguimos depois para Oeste, rumo ao lago Lommond, o lugar onde iríamos pernoitar nessa noite, mais  precisamente em Balloch. Este enorme lago divide a região das Highlands das Lowlands, e fica inserido no Parque Natural “Loch Lomond and the Trossachs National Park.”

20141014 - Edimburgo e Stirling1

Ao chegar deu ainda para uma pequena caminhada perto do lago antes de uma ótima janta, e por incrível que pareça, tinha acabado de ser mais um dia sem chuva… SORTE!

Amanhã, Highlands!!

• Olá Edimburgo!

Olá a todos,

Escolhemos a Escócia como destino de férias porque desde há muito que tínhamos algum fascínio pela região apesar de praticamente pouco ou nada a conhecermos… O desconhecido acaba por ser bem mais surpreendente quando a expectativa não existe, e foi exactamente isso que nos aconteceu.

Chegámos no Domingo passado a Edimburgo, bem estoirados, depois da noitada no monumental casório  da minha irmã com o Luís Rua, e pelas 14h, depois de um rápido check-in no hotel já em terras de Sra. Majestade, seguimos a pé em direção à “Old Town”, o centro da cidade. Estava bem fresco, mas incrivelmente o sol raiava e reluzia na minha bela careca, o que inicialmente nos parecia ser impossível em Outubro por estas bandas… Na bela gíria, “cagões com sorte”!!!!

Mora em Edimburgo uma amiga minha, a Ana Catarino, já dos tempos de Bruxelas, e combinámos encontrar-nos os 3 para irmos jantar algures lá pela cidade.

Edimburgo é uma cidade fantástica, com história em cada esquina, e com um impressionante e brutal Castelo no topo de um rochedo que nos atrai a partir do instante em que o vemos. É imponente, está completamente recuperado e fica impregnado num rochedo que lhe dá um ar intransponível, único, nunca tinha visto nada assim, adorei. Infelizmente estava fechado quando lá chegámos acima, mas isso não nos impediu de seguir pela Royal Mile abaixo, ver a incrível cidade e de passear entre igrejas, dezenas de pátios, edifícios lindos e uma arquitectura super cuidada e regular, sem espaço para qualquer estupidez.

20141012 - Escócia - Edimburgo

Atravessámos os jardins adjacentes ao castelo através de uma ponte para a “New Town”, e ao passar numa loja de postais resolvemos entrar… 2 minutos depois, e ainda dentro da loja, olho para a direita, e aparece-me a Ana a 50 cms de distância, exactamente na mesma loja, e aescolher postais…. É que nem a planear se conseguiria fazer isto!!! Como é que numa cidade destas, e sem qualquer combinação, entramos na mesma loja, à mesma hora, sem saber onde andávamos ou para onde íamos (não tinhamos bateria nos telemóveis) e nos encontramos?!!?! Se isto não é uma coincidência bizarra,não sei o que seja!

Depois de um pôr do sol maravilhoso, e sem pinga de vento, acabámos a noite a jantar os 3 num pub, e a comemorar o nosso primeiro ano de casados sem “merdas”, a beber uma bela cerveja num pub em  Edimburgo e a comer um hamburguer mesmo à Escocês!

20141012 - Escócia - Edimburgo1

Parabéns a nós, obrigado à Ana e a Edimburgo que tão bem nos acolheram!

• Casados há um ano!!!

Olá a todos,

O nosso amor é brutal mas fica gigante quando temos este tipo de genialidade a acontecer no dia mais feliz da nossa vida. Aqui fica o nosso obrigado, aos amigos, à familia e aos Padrinhos mais brutais do universo que de tudo fizeram para que isto pudesse acontecer.

Resolvemos 1 ano depois publicar uma parte daquele día único…enjoy…

OBRIGADO

pifus

1 ano depois aqui fica o resultado da amizade e amor que se pode genuinamente sentir para com os outros. O nosso amor é brutal mas fica gigante quando temos este tipo de genialidade a acontecer no dia mais feliz da nossa vida.Aqui fica o nosso obrigado. Aos amigos, à familia e aos Padrinhos mais brutais do universo que de tudo fizeram para que isto pudesse acontecer.enjoy. (pifus)