• Não se faz nada hoje…ou não

    Hoje passei a manhã toda a dormir e só saí para ir almoçar e comprar um guia das Ruas de Porto Alegre!!! Acabei por perceber que era indispensável!!!

    De resto, estou em casa a lembrar-me e a escrever sobre esta primeira semana! Estou bem disposto, com saudades, mas é assim mesmo que tenho de me sentir o resto do tempo!
    Vou jantar fora, e para não variar vou a um bar…é que a Camila acabou de me ligar para irmos para a noite!!! Que chato é o Brasil…;)

    Hasta manhana

    LM

  • Primeira aventura fora de POA

    Sexta Feira resolvi ir trabalhar até porque acho que parecia mal faltar tantos dias seguidos..

    Tive uma reunião assim que cheguei com “Dirceu” e ”Mateus” e fiquei a saber que vou trabalhar no projecto de localização espacial Wi Fi chamado Locus. Muito porreiro, mas exige muita matemática e ginástica mental, pontos em que estou particularmente enferrujado devido ao ócio de tantos meses!!!Não há-de ser nada!!!há que batalhar muito!
    Pela tarde fiquei a bombar nas hipérboles, e ás 17 fui visitar mais dois apartamentos, só que um era muito pequeno, e outro muito grande…Ridículo!

    Voltei a casa, pus a mochila às costas, e aproveitei a boleia do Godinho que me deixou numa paragem de autocarro que me levaria à estação de comboio. Parti em direcção a São Leopoldo, onde se encontrava mais um Português em estágio, mas desta vez pela AIESEC. O nome é Luís Mourinho, e foi ele que cozinhou um bacalhau à Brás muito bom na fantástica casa do chefe da empresa onde ele trabalha! Piscina, adega, e umas condições fantásticas!! Foi uma amiga dele que me foi buscar à estação de comboio “Unisinos”, a Renata! Convém referir que não conhecia ninguém!!! Fui para São Leopoldo, mas foi lá que conheci o pessoal todo! São todos excelentes pessoas, e ficámos por lá bastante tempo a ouvir anedotas de portugueses, gaúchos e paulistas! Fartei-me de rir!

    A seguir fui conhecer a casa do Luís e de alguns estagiários e membros da AIESEC, a “República”, que seria a minha guarida para essa noite! Fomos mamar bejecas e jogar snooker e apesar do stress de fim de noite nas ruas de S. Leopoldo com uns felpudos na zona, lá chegámos à república para dormir!

  • À procura de apartamento..parte II

    Quinta feira, dia de procurar uma apartamento mobilado com um quarto..tarefa muito difícil acreditem!!!

    Vi uns apartamentos muito manhosos, e outros um bocado melhores, mas não eram O MEU apartamento!!! Ainda passei nof Centro, onde comprei uns ténis e uns ténis de marca, pela módica quantia de 65 Euros. Impensável em Portugal!!A diferença é que apesar da qualidade ser a mesma, estes produtos são feitos no Brasil, o que os torna bem mais baratos.
    Foi mais um dia em que não fui trabalhar, mas o pessoal da HP é bem flexível e compreende os meus problemas iniciais…
    O dia não podia acabar sem irmos curtir mais uma noite Brasuca. Desta vez eu e o Godinho fomos ter com um Peruano e um Colombiano, Alexander e Jorge, e fomos para uma brutal discoteca/bar chamada “Opinião”!Muito muito porreiro!!!
    Tive a feliz ideia de pedir uma cerveja, e deram-me uma garrafa com 600 ml de cerveja…não tão bem a ver a loucura!!!Vá lá que percebi que normalmente com a garrafa dão copos para dividir com os amigos e amigas!!!lol!A cerveja é bem fixe aqui, embora haja umas marcas mais manhosas!
    Da população do bar havia 70 por cento de mulheres e 30 por cento de homens..Foi a primeira vez que eu tive a noção que realmente alguém tinha abençoado esta cidade de uma forma diferente!!lol!!As bejecas corriam, e fiquei na minha a curtir 2 bandas descomunais que levavam o público ao rubro com as músicas brasileiras mais conhecidas desta altura…Foi porreiro!!!

    O Godinho levou-me a casa, e mais uma noite se passou por terras de POA.

  • Primeiros dias em Porto Alegre – parte II

    Acordei bem cedo hoje pois a vontade de encontrar um apartamento é mais do que muita! Embora fosse procurar um apartamento, resolvi passar primeiro pela longínqua divisão da polícia federal para me registar na mesma tal qual como manda a lei Brasileira! Acontece que assim que lá cheguei encontrei um piquete de greve lindo com os polícias todos fora da esquadra a berrar e a dizer palavras de ordem contra o governo de Lula. Na verdade eles já não vêem o seu salário actualizado à 9 anos…Não é brincadeira!!! Ainda tentei que me fizessem o jeitinho de me registar em 2 minutinhos, mas eles encaminharam-me para o presidente Lula: -“Amigão, vá-se queixar ao Lula e ao seu governo!!!” disseram-me! Enfim, foi uma experiência mas o melhor ainda estava para vir…

    O Centro de Porto Alegre!! Brutal!!! Não há palavras para descrever a monumental confusão de pessoas no centro!!Vendedores ambulantes, milhares de pessoas, pobres, ricos, muito pobres, muito ricos..de tudo um pouco…Há lojas de tudo e mais alguma coisa e milhares de olhos abertos a um pequeno deslize!!! O Centro é uma das zonas mais perigosas de POA, e sinceramente acho que é isso que lhe dá alguma adrenalina! Contrariamente ao que a Camila, Godinho e Luthi me diziam, eu adorei o Centro!

    Encaminhei-me para as principais imobiliárias e cheguei a perguntar ao segurança de uma em que rua é que estavam as imobiliárias concorrentes! Ele riu-se, mas disse-me!!!

    Corri as 3 imobiliárias, Auxiliadora Predial, Crédito Real e Guarida, e apesar de poucos imóveis mobilados para alugar, lá arranjei uma pequena lista. Depois visitei algumas lojas, de música principalmente, e obtive alguns contactos de escolas de música para me inscrever e aprender um pouco de pandeiro, cuica, etc. !Ehehe!

    Fui para casa, e foi aí que ficámos à espera da Luthi para irmos à calçada da fama, no bairro Moinhos de Vento onde iríamos tomar um chopinho com o Godinho na zona da noite mais “chique” de Porto Alegre! Ainda conheci outra amiga da Camila de Santa Maria, uma arquitecta chamada Carol.

    Comi uma fatia de torta que me soube bem como tudo, e retornámos a casa depois de uns bons e frescos 4 chopinhos!!

    Luís M.

  • Primeiros dias em Porto Alegre – parte I

    Depois de uma despedida sentida e bastante difícil da família, amigos e namorada, lá entrei no Boeing 737 da VARIG para dar início a mais uma fantástica experiência…

    Porto Alegre era o destino, e São Paulo a única escala! Acreditem que 10 horas enfiado num avião depois de uma despedida difícil custa um bocado, e nem os filmes projectados numa pequena tela na frente do avião me tiravam do pensamento Portugal e tudo o que ficava para trás… À chegada a São Paulo, a bastante turbulência e o facto de chegar de noite a esta cidade com quase 20 milhões de habitantes fez-me sentir aquele burburinho no estômago de nervoso e as saudades ficaram para trás por momentos…Estava em São Paulo, e por motivos burocráticos tive de ir levantar as minhas malas e fazer um novo check-in de transferência antes de apanhar o próximo avião que me levaria a Porto Alegre. A polícia na alfândega não me colocou qualquer problema e nem sequer me ligaram quando tentei declarar um portátil, um leitor de mp3 e uma máquina fotográfica digital… Enfim, às vezes burocracia a mais, outras vezes a menos. 2 Horas depois apanhei um novo voo da VARIG para Porto Alegre, mas neste…dormi que nem um bebé! Só me lembro mesmo da descida para o aeroporto quando o meu ouvido esquerdo me fez sofrer até aterrar.

    À chegada, a minha grande amiga Camila (conheci-a na Sérvia à 2 anos atrás) lá estava à minha espera como combinado, e foi de táxi que seguimos para Petrópolis, o bairro onde ela morava! O apartamento era fantástico, e fiquei a dormir no sofá-cama da sala, uma sala cheia de janelas, mas sem cortinados, o que significa que às 6 e 30 da manhã já o sol entra com força pela sala dentro! Lindo!!! Conversámos e conversámos e conversámos….:)

    Apesar disso acordei por volta das 11 da manhã e resolvi ir até à empresa onde fui colocado, a HP, para ver quando é que começava a trabalhar. Fui fantasticamente recebido e integrado, e desde o instante em que entrei no edifício não parei de rir! Primeiro, e depois de falar com o segurança, ele pergunta-me se Portugal era na Europa!!! Logo a seguir pergunta-me que língua se falava em Portugal!!!!! Não aguentei, soltei uma gargalhada e perguntei-lhe…Então eu não estou a falar Português consigo? Ele deu uma risada e lá entendeu que a pergunta não fazia muito sentido!
    Eram 4 da tarde e fui assistir e participar na primeira reunião de projectos da HP (pesquisa e desenvolvimento), para que pudesse entender e ver em que projecto me interessaria participar. Foi tudo fantástico: as instalações são 5 estrelas, o ambiente também, e as pessoas ainda melhores. Era um bom prenúncio!

    Por volta das 18:00 voltei para casa, e passei pelo “Bourbon Shopping”, na Av. Ipiranga para conhecer a zona! Eram 22:30 quando eu e a Camila nos encontrámos com o João Godinho (Vista Alegre) no mesmo Shopping para jantar! Foi fantástico ver um Português nesta terra ainda estranha para mim! Voltámos para casa para lhe mostrar onde estava a viver no momento, e ainda tivemos tempo de conhecer a “Luthi”, uma amiga da Camila que a esperava à porta de casa.
    Amanhã é dia de ir procurar apartamento, e um T2 será em princípio a escolha dado que o João está a pensar partilhar um apartamento comigo! Ainda não sabemos na verdade…

    Volto em breve, com mais notícias de Porto Alegre!

    Para já e como seria de esperar o sotaque não me atingiu!!! Veremos nos próximos dias!!!Ehehehe

    Luís M.

  • À procura de apartamento!

    Hoje tirei mais um dia por causa dos apartamentos, mas desta vez ia mesmo visitá-los! Depois de mil telefonemas para imobiliárias, proprietários e de folhas e folhas e folhas de anotações, lá apanhei 14 mil autocarros para me levarem aos sítios pretendidos!Uma rua aqui em porto Alegre tem à volta de mil números, e não estão bem a ver o que é que eu andei este dia!!!Chega a haver avenidas com 4 e 5 mil números…É a loucura!

    Vi vários apartamentos com 2 quartos, uns bons e outros maus, e foi neste dia que tive a minha primeira experiência complicada…Na “Quintino Bocaiúva”, e depois de ter visto um apartamento fui perguntar a um quiosque qual seria o autocarro a apanhar em direcção ao Centro Comercial “Iguatemi”, que tinha perto um apartamento para eu ver.

    No mesmo quiosque estava um homem que me ouviu a falar e me perguntou se eu era do Uruguai. Quando lhe disse que não, que era português, ele disse-me que tinha um filho a estudar direito em Coimbra, e que me dava boleia para o “Iguatemi” pois estava a ir para aquela zona. Não me perguntem porquê, mas eu aceitei a boleia sem pensar sequer muito naquilo…Quando entrei no carro, depois de ele oferecer uma gorjeta a um arrumador que estava no local, começou a entrar por avenidas secundárias e disse-me que estava a evitar o trãnsito. Achei aquilo muito estranho, e como já não estava a gostar da cena, inventei logo a história que estava no Brasil em casa de um amigo que era da policia federal. Assim que ele me perguntou quanto é que eu estava a ganhar por mês, fiquei uma beca apavorado, e disse-lhe que ganhava 300 reais, ou seja, 100 € por mês (uma ninharia que nem dava pa pagar as propinas). Acontece que quando dei por mim estava mesmo em frente ao Iguatemi, e comecei a pensar que afinal era mesmo boa vontade do homem…Ele então perguntou-me qual seria o nome da rua onde eu ia ver o apartamento, e erro meu, disse-lhe!lol! Resolveu então arrancar de novo em busca da rua, e quando dei por mim estava no meio de uma “favela”, e ele parava o carro de 2 em dois minutos e perguntava ás pessoas onde era a rua…Eu insistia que ele me levasse de volta para o Iguatemi, mas ele nada (estava branco eu). Depois de muito insistir, ele lá me encaminhou de novo para a frente do centro Comercial, e eu tive a ideia de lhe dizer que tinha de telefonar no “Orelhão” ao proprietário do apartamento. Ele parou o carro, e eu aproveitei e sai finalmente! Ele ainda me disse que me levava, mas eu não voltei a entrar no carro…por incrível que pareça, ainda lhe perguntei o número de telefone, pois segundo ele, ele tinha Rtp internacional e o que eu mais queria era saber onde podia ver o Benfica na quinta-feira seguinte…o nome dele era Paladini, e fica a dúvida:

    foi tudo boa vontade, ou foi uma sondagem para saber mais alguma coisa?.. A lição eu bem aprendi, e não volto a fazer isto de certeza, especialmente no Brasil!

    Vi apartamentos bem bons, mas a notícia pior chegou à noite quando o Godinho me disse que não podia cancelar o contracto com a imobiliária. Foi então um dia perdido pois já não podia ir para um T2, mas sim um T1!
    Fui afogar as mágoas nuns chopinhos e num concerto do namorado de uma amiga da Camila no “Dado” bar! eheheh! O estranho era que o bar estava situado dentro do Centro Comercial!Imaginem o Colombo com a Lux lá dentro!!!É parecido!!

    Esqueci-me de referir que provei o XIS que é uma espécie de dupla panqueca com carne, queijo fiambre, vegetais (que tirei) e ovo!!Muito fixe!!fast food!

  • S. leopoldo – 1ª “viagem”

    Acordaram-me por volta do meio-dia para tomar uma banhoca e irmos comer feijoada à brasileira, mas como já era tarde e o autocarro nunca mais vinha, acabámos por ir comer XIS de lá a um “restaurante”.

    Estivemos em casa da Renata a tarde inteira onde “vimos” um filme Brasileiro “Avassaladoras”, e eu adormeci umas quantas de vezes! Entretanto a Renata lembrou-se que havia uma festa em porto Alegre na discoteca “Touch”, e como tinha um amigo que era conhecido de lá, arranjava entradas à pala!! Assim foi…Porto Alegre foi o destino!!

    Combinei com o Godinho encontrar-me com ele na entrada, e foi uma noite bem porreira embora a música fosse uma bela merda! Houve alturas em que tive de bazar da pista, eram tantos os casais a comerem-se literalmente!!Um gajo até se sente mal com a cena!

    Claro está que à saída houve porrada da grossa, mas felizmente já estávamos cá fora, a ver de bem longe a cena toda!!!Dizia a minha amiga Aline:-“Bem vindo ao Brasil…”. Conheci a Renata, Pedro, Aline, Luís, Marcelo, Jorge, e tantos outros que já não me lembro do nome!!!Este é o espírito da viagem à Sérvia…Tou a 100% agora!!

    No regresso foi a Renata que me trouxe, e lá nos perdemos para não variar!!É que não dá para perceber o sentido das ruas, ou seja, vamos para Norte e afinal estamos mesmo a ir é para o Sul!Valeu a Aine e o seu Guia das ruas de Porto Alegre!!ehehe!