Dentro de água é que se está bem ;)

Olá a todos,

Hoje, último dia em Bora Bora,  resolvi escrever-vos para vos falar da fantástica vida animal que prolifera aqui por estes lados do Pacífico.

Para começar, o hotel onde estamos tem uma particularidade muito interessante. Dentro dele existe  um centro ecológico, composto por uma incrível lagoa natural com corais, montes de peixes que por lá vivem, e, para além disso, tem ainda um centro de recuperação de tartarugas verdes que é único no mundo. O que faz este centro é receber tartarugas desta espécie que tenham sido encontradas doentes, feridas, presas em redes de pescadores, tratá-las e depois libertá-las no oceano quando estiverem bem. Há uma bióloga residente, a Julie, que todos os dias pelas 10:30 as alimenta, e os hóspedes do hotel podem participar na experiência, e nós claro, estivemos por perto. Olhem só para estas fantásticas imagens!

20131024 a 01 - Bora Bora2

Já no sábado passado fomos fazer algo um pouco mais radical do que passear aqui pelo resort. Resolvemos partir numa atividade num barco em direção a alguns locais naturais da região e literalmente nadar com milhões de peixes, tubarões e raias. Confesso que entrar no mar com uns calçonitos e umas barbatanas quando vários tubarões de pontas pretas entre o metro e o metro e meio por lá passeiam não é assim tão trivial, mas lá ganhei coragem, e entrei…. Atrás de mim, entrou a Mari, que também avançoou quando todas as outras raparigas ficaram no barco a ver de fora! É simpesmente uma grande sensação. Esta espécie não é conhecida por fazer qualquer mal aos humanos, mas não deixam de ser tubaróes, ali ao nosso lado, especialmente quando nos afastamos um bocadinho do barco, e eles nadam a 1, 2 metros de nós assim meio que isolados…  A visibilidade era incrível, a água completamente transparente, as raias roçavam-se em nós em busca de comida, que é o que normalmente os barcos com turistas vão lá fazer, alimentá-las! As fotografias são de cima apenas, mas dá para ver os bicharocos ao pé de nós! No segundo local, vimos tubarões limão, lá bem no fundo, mas nós cá de cima já percebemos a sua dimensão… Bichinhos para os 2 metros… Impressionante! Vimos ainda uma moreia enorme, linguados, peixe rocha, e milhares de coloridos, que não faço ideia do que sejam.

20131024 a 01 - Bora Bora - resized 4

Já hoje, conseguimos emprestada uma maquininha underwater que rapidamente ficou sem bateria para sempre, mas que ainda deu para vos mostrar alguns dos peixinhos que por cá andam! Acabámos por batizar alguns deles… o Lopes é o gajo grandalhão que anda sempre com a Mafalda atrás.

20131024 a 01 - Bora Bora4.resized

Amanhã, e porque é o último dia, vamos de novo fazer uma incursão pelo alto mar, tentar avistar baleias, e fazer algum mergulho noutros corais, que dizem ser ainda mais espectaculares.

Bjs e abraços,

Luís M.

 

Only 1 comment left Go To Comment

  1. SharylX /

    I must say you have very interesting content here.
    Your content can go viral. You need initial traffic only.
    How to get massive traffic? Search for: Murgrabia’s
    tools go viral

Leave a Reply