Primeiros dias em Porto Alegre – parte I

Depois de uma despedida sentida e bastante difícil da família, amigos e namorada, lá entrei no Boeing 737 da VARIG para dar início a mais uma fantástica experiência…

Porto Alegre era o destino, e São Paulo a única escala! Acreditem que 10 horas enfiado num avião depois de uma despedida difícil custa um bocado, e nem os filmes projectados numa pequena tela na frente do avião me tiravam do pensamento Portugal e tudo o que ficava para trás… À chegada a São Paulo, a bastante turbulência e o facto de chegar de noite a esta cidade com quase 20 milhões de habitantes fez-me sentir aquele burburinho no estômago de nervoso e as saudades ficaram para trás por momentos…Estava em São Paulo, e por motivos burocráticos tive de ir levantar as minhas malas e fazer um novo check-in de transferência antes de apanhar o próximo avião que me levaria a Porto Alegre. A polícia na alfândega não me colocou qualquer problema e nem sequer me ligaram quando tentei declarar um portátil, um leitor de mp3 e uma máquina fotográfica digital… Enfim, às vezes burocracia a mais, outras vezes a menos. 2 Horas depois apanhei um novo voo da VARIG para Porto Alegre, mas neste…dormi que nem um bebé! Só me lembro mesmo da descida para o aeroporto quando o meu ouvido esquerdo me fez sofrer até aterrar.

À chegada, a minha grande amiga Camila (conheci-a na Sérvia à 2 anos atrás) lá estava à minha espera como combinado, e foi de táxi que seguimos para Petrópolis, o bairro onde ela morava! O apartamento era fantástico, e fiquei a dormir no sofá-cama da sala, uma sala cheia de janelas, mas sem cortinados, o que significa que às 6 e 30 da manhã já o sol entra com força pela sala dentro! Lindo!!! Conversámos e conversámos e conversámos….:)

Apesar disso acordei por volta das 11 da manhã e resolvi ir até à empresa onde fui colocado, a HP, para ver quando é que começava a trabalhar. Fui fantasticamente recebido e integrado, e desde o instante em que entrei no edifício não parei de rir! Primeiro, e depois de falar com o segurança, ele pergunta-me se Portugal era na Europa!!! Logo a seguir pergunta-me que língua se falava em Portugal!!!!! Não aguentei, soltei uma gargalhada e perguntei-lhe…Então eu não estou a falar Português consigo? Ele deu uma risada e lá entendeu que a pergunta não fazia muito sentido!
Eram 4 da tarde e fui assistir e participar na primeira reunião de projectos da HP (pesquisa e desenvolvimento), para que pudesse entender e ver em que projecto me interessaria participar. Foi tudo fantástico: as instalações são 5 estrelas, o ambiente também, e as pessoas ainda melhores. Era um bom prenúncio!

Por volta das 18:00 voltei para casa, e passei pelo “Bourbon Shopping”, na Av. Ipiranga para conhecer a zona! Eram 22:30 quando eu e a Camila nos encontrámos com o João Godinho (Vista Alegre) no mesmo Shopping para jantar! Foi fantástico ver um Português nesta terra ainda estranha para mim! Voltámos para casa para lhe mostrar onde estava a viver no momento, e ainda tivemos tempo de conhecer a “Luthi”, uma amiga da Camila que a esperava à porta de casa.
Amanhã é dia de ir procurar apartamento, e um T2 será em princípio a escolha dado que o João está a pensar partilhar um apartamento comigo! Ainda não sabemos na verdade…

Volto em breve, com mais notícias de Porto Alegre!

Para já e como seria de esperar o sotaque não me atingiu!!! Veremos nos próximos dias!!!Ehehehe

Luís M.

Leave a Reply