Rumo a Machu Picchu – Dia 2

Olá a todos,

O dia começou com o despertar às 05 da manhã, isto depois da primeira noite passada em acampamento em pleno vale nos Andes no caminho Inca, a 3200m de altura.

Confesso que os nossos sacos cama não eram propriamente preparados para a fria e húmida noite, mas ao fim de algum tempo lá conseguimos aquecer e dormir bem. Acordámos com chá de folhas de coca na entrada da tenda, bem quentinho, com os porters a abanar a tenda suavemente como quem diz, levantem a bunda que nós já cá estamos a fazer o vosso pequeno almoço há 1 hora!!

Seguiu-se o arranque para o difícil trekking do dia, com 2h em pura subida, extremamente inclinada só assim para abrir a pestana… O caminho era muito duro, com inclinações terríveis e toneladas de escadas irregulares dado serem feitas com milhares de pedras da montanha.

20150316 - Inka Trek dia 23

Como estávamos frescos pois tínhamos acabado de acordar e o sol ainda não ia alto, esta parte correu relativamente bem e rápido, mas quando há uma subida assim, é impossível não parar para descansar, respirar e beber água a cada 10 minutos.

20150316 - Inka Trek dia 2

A esta altitude o nosso corpo não dá o mesmo, não consegue… Começámos nos 3300m, e rumámos aos 4200m em mais 2 horas seguidas a subir depois de uma pausa para descansar num maravilhoso vale. Desta feita, continuámos em terreno mais aberto, mas sempre sempre a subir.

20150316 - Inka Trek dia 21

Ao chegarmos, já praticamente a parar de 5 em 5 minutos sempre por uns segundos e depois de 2 benurons no bucho, foi uma fantástica sensação!!! Estávamos a 4200m, na Dead Womans Path! Agarrei-me à mulher, e assim ficámos uns minutos a respirar fundo, contentes com o que tínhamos alcançado juntos.

20150316 - Inka Trek dia 22

No entanto, não pensem que estávamos perto do fim… na verdade ainda nem tínhamos chegado ao acampamento do almoço!!! Para isso, tivemos de começar a descer, mas do outro lado da montanha a temperatura era bem mais fria. Equipámo-nos o melhor que conseguimos, e descemos, mas 30 minutos depois começa a chover muito! Neste trekking a chuva não nos impede de continuar, e de ridículos ponchos vestidos (aqueles de plástico cheios de cores), descemos escadas atrás de escadas, super inclinadas e muito escorregadias…. pedra após pedra, ou seja, a descida foi muito muito lenta, e durou mais 2 horas! Chegados ao acampamento pela hora do almoço, já com 6 horas nas pernas e uma boa chuvada em cima de nós.

Almoçámos bem, estávamos a aguentar e sabíamos que aquele seria o dia difícil, como tal prepáramo-nos para as próximas 3 horas de caminhada com mais cházinho de coca, até ao destino final, o acampamento “5”. Foram então mais 1h30 a subir e 1h30 a descer naquele que teria sido até hoje o mais bonito caminho, pois a vista era simplesmente fenomenal e o tempo ajudou muito, sem chuva e até com sol de vez em quando. No Trilho Inca original, descemos mais uns bons 300 metros de altura e voltámos a subir outros tantos, até à descida final onde chegamos já eram umas 17:30, muito perto do pôr-do-sol.

O acampamento estava situado num local brutalíssimo, rodeado de montanhas, no vale e em cima de um fantástico planalto que é por si só um acampamento natural, e de noite, com o céu limpo, as estrelas estavam incríveis.

20150316 - Inka Trek dia 24

Jantámos mais uma bela refeição preparada pelo grande chefe Leonardo e fomos dormir. O dia tinha sido de longe o mais difícil de todo o trekking, mas foi ultrapassado com sucesso, suor e claro muitas dores de cabeça…!

Até amanhã!
Bjs e abraços,
Luís M.

Leave a Reply