A verdadeira Istambul

Boas!

2 dias se passaram desde a ultima vez que escrevemos um post, e muita muita co?sa se passou entretanto… Podemos fazer assim uma especie de resumo daquilo que nos tem tocado mais nesta monumental cidade 🙂

Em primeiro lugar, o povo Turco esta a superar todas e quaisquer expectativas…

– S?mpat?a

Por todo o lado sorriem, sempre com piadas na ponta da lingua e prontos a ajudar em qualquer c?rcunstanc?a. Se nos virem com um mapa na mao a olhar para ele, rap?damente se aprox?mam e perguntar para onde queremos ir… Claro esta que falam sempre em Turco connosco, mas nada que a linguagem gestual nao resolva rap?damente! NUNCA se meteram connosco, nunca nos colocaram em s?tuacoes constrangedoras e ate no metro um senhor se levantou para nos sentarmos juntos! E surreal!

collage2.jpg

– A cultura do cha

A toda a hora e em todo o lugar nos oferecem pequenas chavenas em vidro com cha para bebermos! Estamos me?o que viciados e acho que bebemos na boa um belo litro por d?a!

– A ‘XIXA’

Cheira bem por todo o lado…fumam montes e todos juntos…E uma espec?e de comunhao..Nao che?ra a tabaco, cheira a maca, fruta! A?nda nao experimentamos…Vamos esperar por ANKARA, que preferimos faze-lo na companhia de nativos, espec?almente amigos!

– O Ramadao

E s?mplesmente surreal o que estes tipos fazem! Sao 30 d?as em que nao comem nem bebem desde o nascer do sol ate ao por-do-sol e quando o ‘IMA’ se comeca a ouv?r nas mesqu?tas a no?te…jasus…OS restaurantes enchem COMPLETAMENTE E VAI TUDO MORFAR!!!!

– O Comercio

TUDO, mas tudo se comerc?al?za por aqui! Cada parte da c?dade tem o seu especif?co produto… Agora ja sabemos que se qu?sermos mater?al de costura, temos de ?r atras do grand bazar, se qu?sermos mater?al de construcao e t?ntas, temos de ?r al? para beyoglu e ja agora, boias salva-v?das depo?s da ponte a esquerda! Ha s?mplesmente tudo o que possam imag?nar…eheheh! Um pagode… Hoje compre? uns calcoes de banho por 2 € e meio debaixo de uma estrada, num tunel…SURREAL!

– O Caos

A conducao…atravessar estradas e de f?lme…Sao m?lhares de peoes a atravessarem entre os carros… N?nguem obedece a passade?ras…al?as…?sso e um conce?to que nao existe por aqui! E que sao 15 m?lhoes de pessoas, so em Istambul 🙂 Os carros ap?tam pouco tempo, mas m?lhares de vezes. Temos de nos esquecer e envolver na confusao… Isso torna a co?sa mais ?nteressante!

collage44.jpg

Nos por ca temos fe?to o circuito turist?co normal, mas sempre por percursos me?o alternativos! Ja conhecemos e consegu?mos mexer-nos sem problemas por ‘toda’ a parte este da c?dade, apanhamos autocarros, electr?cos, andamos qu?lometros, e adoramos ?sso! Ja conhecemos o tradicional, o turist?co, o moderno, e enganem-se meus am?gos… A aven?da da L?berdade aqu? da zona e monstruosa, tem m?lhares de pessoas, todas as lojas que bem conhecemos do nosso Colombo, mas tudo na rua!!

Ja temos docinhos que gostamos, jantamos muiiito bem em 2 restaurantes fantast?cos, e estamos fasc?nados pelo borrego com iogurte e os belos temperos com que os preparam! Ja provamos o cafe turco, o pao turco e hoje navegamos hora e meia pelo estre?to de bosforo quase quase ate ao Mar Negro onde pela pr?me?ra vez a Raquel pisou terra Asiat?ca!

collage1.jpg

collage3.jpg

De resto tudo esta normal…a mala da Raquel a?nda nao chegou…atrasamos um d?a a part?da para ANKARA e pelos v?stos a culpa fo? mesmo da PORTWAY em Portugal que s?mplesmente nao meteu a mala no aviao…uma mala que t?nha as mesmas etiquetas que a m?nha, posta no mesmo minuto e com uma cena fluorescente que dizia TRANSFER!!!ISTAMBUL!!! BORROS!!! Esperamos ansiosamente que chegue amanha…

collage5.jpg

Entretanto a Raquel ja canta todos os dias a grande musica que a Adela?de Ferre?ra fez para ela, em honra da mala desaparec?da:

“Eu dava tudo para te ter aqu?…. ao pe de m?m…outra vez…lai lai lai..”

bje e abracos

Lu?s el BOREK

Raquel el BAKLAVA

PS: As turcas sao bue g?ras… (A Raquel nao me viu escrever esta parte!lol)

 

Only 1 comment left Go To Comment

  1. ANABELA TEIXEIRA /

    Lindo. Eu é que dava tudo para estar aí, com vocês! !!!

Leave a Reply