Aconcágua, Argentina

Era suposto sairmos ás 7 da manhã, mas apesar de toda a pressa e árduo esforço não conseguimos por cinco minutos:( O próximo autocarro saía as 10 da manhã, e esse não perdemos apos uma longa espera. Era um autocarro podre, bem podre, e que parava de 10 em 10 minutos em mil localidades com um calor insuportável. A partir do km 100 tudo foi um pouco diferente. Apesar das paragens, a paisagem começava a ser algo de único e fantástico. Estávamos a atravessar a pré-cordilheira dos Andes em direcção ao seu ponto principal, o Aconcágua ! O sono era muito e de vez em quando adormecíamos ao olhar para a paisagem.

Após uma breve paragem em Ushpallata, localidade onde a equipa de filmagem do filme 7 Anos no Tibete ficou alojada, a viagem terminou 30 km a seguir em Puente Del Inca. O aglomerado de casas que forma esta localidade fica no interior de um vale incrível e os ventos são muito fortes. Foi uma hora e meia de uma espera interminável da nossa boleia até ao parque do Aconcágua, mas lá conseguimos. O “Pablo” deixou-nos junto ao Guarda-Parque e a partir daí foi inacreditável. Registámo-nos e partimos em direcção ao acampamento de Confluencia localizado a 3300 metros de altura acima do nível médio da água do mar. A subida foi muito puxada e as mochilas, tenda, sacos-cama eram muito pesados… mas a paisagem superava tudo! A imponencia da cordilheira dos Andes, os Picos gelados das montanhas mais altas, os vales cinematográficos, os rios, trilhas. Indescritível!Foram cerca de 3 horas a subir pois parávamos muito para comer e descansar…a trilha subia que era uma loucura! Assim que nos aproximávamos do acampamento as nossas cabeças começaram a doer e a sentir a pressão da altitude. Não dava para ignorar, é que doia muito!

Montámos tenda no chão rochoso em Confluencia e acabámos a noite a tomar café e leite em pó numa barraca de uma empresa!

O céu estava incrível, com milhões de estrelas visíveis e nós no meio daquele vale…sem palavras:)!

De ben-u-ron tomado e prontos para dormir escolhemos que raízes e rochas nos iriam cravar as costas até de manhã:).
Até amanhã em Plazia Françia a 4800 metros!!!!!!

Leave a Reply