Cusco é lindo porra!

Olá a todos,

Depois de chegarmos a Lima de autocarro a partir de Nasca às 06 da manhã (fizemos a viagem de noite), seguimos diretamente para o aeroporto onde apanhamos um voo para Cusco, a histórica capital da civilização Inca.

Aterrámos, chegamos ao hotel e rapidamente a minha cabeça começou a doer… Em poucos minutos, a da Marisa também, e 2 horas passadas parecíamos meio grogues com a altitude… Resultado, benurons no bucho, é que subir um lanço de escadas era um desafio!! Como recomendável para quem chega, não fazer esforços, beber muita muita água, tomar paracetamol e acalmar são as receitas para uma aclimatação mais fácil e rápida à altitude de Cusco. Afinal estávamos a 3300m de altura situados num vale/planalto incrível onde o nível de oxigénio está longe daquele a que estamos habituados.

Sendo assim, fizemos apenas uma incursão simples e rápida nesse dia pela cidade mas ficámos desde logo apaixonados… Segura, um centro histórico maravilhoso, com influências Incas e coloniais Espanholas, pessoas simpatiquíssimas, restaurantes, ruínas, muita história, enfim, uma maravilha para quem tinha vindo de Paracas/Nasca, puro deserto, e chega aqui a ver imenso verde !

20150313 e 14 - Cusco1

A praça central, “Plaza de Armas”, é brutal, as montanhas em pano de fundo, as ruas todas em pedra e os trekkers que se juntam nos restaurantes, bares e ruas dão um ar rústico a todo o centro. Fomos então ao mercado de rua e ficámos malucos com as centenas de vendedores ambulantes a venderem os seus produtos, maioritariamente agrícolas… As imagens, o som e especialmente o cheiro chocam-nos (positiva e negativamente) e confesso que nos deixaram completamente fascinados…

Adoro mercados, a minha mãe ensinou-me a gostar deles e sempre me disse que se quisermos conhecer uma cidade, temos de ir ao mercado local, e eu acho que ela tem toda a razão!

20150313 e 14 - Cusco2

Perdemo-nos muito mais nas ruas e ruelas de Cusco, passeámos entre igrejas e praças, jantámos e aguentámos até não podermos mais, e lá fomos dormir com uma bruta dor de cabeça e mais benurons… Amanhã seria mais um dia para nos aclimatarmos à altitude antes da caminhada de 4 dias nos vales e montanhas da região de Cusco rumo a Machu Picchu!

Bjs e abraços,
Luís M.

Leave a Reply