San Francisco – 4 dias, 4 noites

Olá a todos,

Escrevo-vos estas palavras de um lugar paridísiaco, mas não queria deixar de falar da segunda cidade ue visitámos na nossa lua-de-mel. Uma cidade que acabei por conhecer relativamente bem, mas que considero que não é uma cidade para fazer turismo. É sim, ao invés disso uma cidade para viver durante algum tempo e incorporar os States mais tradicionais. Passo a explicar….

São Francisco é na minha opinião, e do pouco que conheço uma verdadeira cidade Norte-Americana tal como a imaginava. A cidade das perseguições fantásticas de automóvel nos filmes de Holywood através das suas incríveis colinas que de facto existem, dos típicos dinners Americanos abertos até altas horas, dos motéis à beira da estrada, da tecnologia e da vibração de ter ali tão perto o berço de tantas coisas que hoje nos são imprescindíveis  (Facebook, Apple, Microsoft, HP, etc…), da baía onde nasceram tantas canções que tão bem conhecemos, da prisão mais famosa do mundo, dos bagels, dos litros de café, dos hippies…

Chegámos já a noita ia longa, e depois do transfer do aeroporto de São Franciso (para mim o melhor aeroporto onde já estive) depois das 8h cansativas de viagem, o check-in no hotel foi assim bem rápido para termos tempo de passar no Subway para uma sandoca antes de ir dormir… Em 50 metros vimos a primeira prostituta (neste caso travesti) com um grande par de bazongas, nalgas de fora, e 50 metros depois uma segunda prostituta… seguimos em frente, inclusivamente dando as boas noites às senhoras, e ao lado do Subway, grande festa cheia de malta já bem bebida na rua… pensámos… escolhemos uma rua boa para o nosso hotel!

O primeiro dia em São Francisco foi-nos “induzido” pelo rececionista lá do hotel que nos impingiu aqueles autocarros vermelhos, hop on, hop off, que teoricamente está sempre a andar pela cidade e nos deixa em lugares pré-determinados. Nunca tinha apanhado uma coisa daquelas na minha vida, mas tendo em consideração o cansaço acumulado, lá dissemos que sim… Acabou por ser muito fixe este primeiro dia, pois fomos à Golden Gate Bridge e a Sausalito, uma pequena cidade do outro lado da baía muito porreira, boa onda, com um tempo espectacular onde tivemos uma visão perfeita de São Francisco, exatamente do outro lado da baía.

20131020 a 22 - São Francisco1

20131020 a 22 - São Francisco

Fizemos a travessia da Golden Gate a pé, com uma bruta ventania, e digo-vos…vale bem a pena, mas é bem impressionante o poder daquela estrutura,e a altura a que ela está acima da água… Do lado esquerdo, o oceano Pacífico, do lado direito, San Francisco bay e Alcatraz, que se ergue imponente lá bem no meio.

Já o segundo dia foi bem diferente. Depois de esperarmos horrores pelo próximo autocarro vermelho, este deixou-nos na zona hippie, e passámos antes em Alamo Square para ver as casinhas típicas numa das várias colinas… A Zona Hippie, onde viveu Janis Joplin, Jimmy Hendrix,  é uma zona divertida, diferente, mas um tanto ou quanto radical a mais para nós. Os hippies acabam por se confundir muitas vezes com pessoas que vivem na rua,  muitas vezes por opção, e que pouco ou nenhum banho tomam, vivem agarrados a vários cães, e pedem na rua dinheiro, com cartazes a dizerem que não gostam de guerra, ou que querem dinheiro para erva (literal). Não é uma generalização, mas os hippies que vimos por lá não tinham muito bom aspecto, e adoram chocar quem passa ..Vi uma fantástica lambidela de um senhor no sovaco peludo  da sua namorada… Ao natural é que é bom 🙂

20131020 a 22 - São Francisco2

Estava um frio do caraças por esta altura, e depois de esperarmos 1 hora por um atocarro que nunca mais chegava, lá regressámos, para apanhar novo autocarro que nos iria levar a uma tour noturna… Mal nós sabíamos, que 1 hora depois, com um frio descomunal, o mesmo autucarro avariava…fazendo o resto da viagem de regresso sem suspensáo…super confortável vos digo!

Conclusão, Hop Hop, Hop bosta!! Nunca mais!

O dia a seguir foi completamente diferente, colocámos o autocarro de lado, e aí sim, vimos São Francisco a pé, pamilhada como merece ser vista! As colinas, a vista para a Bay Bridge, o Cable car, Union Square, Chinatown, Pacific Heights, a Marina, etc… Simplesmente fantástica a cidade, apesar de muitas mas mesmo muitas pessoas sem casa se encontrarem a pedir em várias ruas, o que dá um ar à cidade mais pesado e de certa forma, menos seguro que o habitual.

20131020 a 22 - São Francisco3

Uma das coisas que achei curiosa, foi o facto dos jovens da Google, Facebook e Apple habitarem a zona mais cara da cidade. São bem pagos os senhores pelos vistos, e todos os dias de manhã um autocarro vem buscá-los à cidade para os levar para Palo Alto para trabalhar! Vida dura a deles!!

Para terminar em beleza a visita, no dia a seguir madrugámos e fomos ver Alcatraz de manhã, num dia que estava medonho, com nevoreiro espesso, e que tornou a visita simplesmente brutal! Adorámos, a história, a prisão, o chegar lá de barco, a vista, as tentativas de fuga, história ali tão recente e tão conhecida! Estava na hora depois de apanhar novo avião… Polinésia Francese, o próximo destino 😉

20131020 a 22 - São Francisco4

Bjs e abraços,

Luís M.

There are 2 comments left Go To Comment

  1. João Monteiro /

    Meninos!!!! Fico contente por vocês estarem felizes!! 😉
    Espero que corra tudo bem agora em Bora Bora e não se esqueçam, cuidado com os tubarões… E de facto San Francisco é muito bonita!! 🙂

    Já agora, deverias estar com o sono porque tocarro e autucarro para autocarro ainda vai muito!! heheheh

    Abraços aos dois e não se preocupem, os vossos amigos são um espectáculo!!!
    Já somos uma familia e tudo!! hehehe

  2. Paulo Alves /

    Olá!
    Constou-me no outro dia que o estounanet estava de volta… vim espreitar. Brutal!!! 🙂

Leave a Reply