Viagem a Bento Gonçalves

Eram cerca de 10 horas da manhã quando o João apareceu no “Motel Anita” (meu apartamento!!) para partirmos para mais uma viagem, mais um fim-de-semana! O tempo estava fantástico e destino era a capital da uva e do vinho do Brasil, “Bento Gonçalves”. Antes de prosseguir viagem fomos buscar a nossa amiga Leila e partimos enquanto ouviamos uns sambinhas do grande malandro Bezerra da Silva no auto-rádio!!!

Chegámos por volta do meio-dia a Garibaldi, cidade vizinha de Bento onde resolvemos ir almoçar um almoço bem caseiro ao lado da igreja. Comemos muito bem por cerca de 8 reais e não fosse o suco de laranja super ácido, tudo seria impecável! Ehehe. Depois de uma pequena volta a pé fomos para Bento onde nos instalámos no hotel Vino Cap, bem no centro da cidade. Um hotel agradável, um pouco antigo e com uma porcaria de um chuveiro aquecido a resistência eléctrica (Sim, é normal apanharmos choque nas torneiras!!!! É que este é um sistema barato de aquecimento no Brasil, em que é colocada uma resistência no topo do chuveiro que aquece a água que passa. Como os fios de electricidade costumam tocar nas canalizações, toma choque nas torneiras..é lindo), mas óptimo para passar uma boa noite de sono pois tem um aquecimento bem bom!!

Depois de nos instalarmos, era hora do passeio no comboio a Vapor Maria Fumaça!!! Apesar do passeio não ser fantástico em termos paisagísticos, o facto de ser puxado por uma locomotiva com 52 anos que funciona a vapor torna-o brutal!!! É fantástico estar naquela locomotiva, ver o carvão a arder, os manípulos a funcionar, o fumo a sair, o apito super antigo..enfim!!Vale mesmo a pena!! Deu para degustar champanhe, comer uns queijinhos e conhecer o Daniel Lima, um guitarrista de MPB (música popular brasileira) que tocava muiiito bem!!!!

Depois de um passeio a pé por Bento onde fomos a um Centro Comercial comprar uma camisolita pó João que estava cheio de frio, fomos jantar um rodízio de Pizzas brutal!!!!Pizza de tudo o que possam imaginar e até não aguentarmos mais!!!Banana com canela, picanha, strogonoff, bróculos (bah), chocolate, gelado são alguns dos exemplos!Foi mesmo um jantar muito bom na pizzaria “Don pepe”!!Aconselho vivamente!!

Resolvemos terminar a noite no bar do JOE, em Garibaldi, onde o nosso amigo guitarrista Daniel Lima ia tocar umas modinhas!! Chegámos já tarde, e o bar, com 9 anos de idade é impecável! Na zona dedicada ao champanhe, lá estava o Daniel a bombar MPB..Chico Buarque, Caetano Veloso, Djavan, baden powell, etc..etc..Ele toca todos os grandes ícones da música Brasileira, e toca muito bem!! Para além da simpatia demonstrada, o Daniel ainda me ofereceu um livro de acordes de música Brasileira, um livro que ele já tinha à 10 anos e que nunca sequer pensou oferecer!! São estes momentos que tornam dias e noites especials no Brasil…a forma como fomos recebidos, tratados e acolhidos em Bento Gonçalves ficou bem gravada na minha memória..

Only 1 comment left Go To Comment

  1. Kostantinos /

    Nice…

Leave a Reply